19 de mai. de 2009

Alguma coisa está fora da ordem

Tecnologia: O que será que ela vai fazer com a gente??

Assisti uma palestra com um especialista em UX da Microsoft, onde ele apresentava cenários futuros da sociedade com uma alta tecnologia... mas no fim da palestra, ele mesmo colocou sua opinião:

“A tecnologia pode tornar o ser humano insensível.”

As crianças de hoje já estão crescendo em frente ao computador, conectadas 24h/dia, o que além de as afastar do contato pessoal com outras pessoas, não as apresenta uma realidade condizente com a do mundo em que vivemos. Aí um comentário que ele tb citou de uma amiga: “Mas eu cresci em frente a TV e não me tornei insensível!”. Grandes diferenças!!! TV tem novelas, pessoas de verdade (ou próximas da verdade) se comunicando, apresentação de problemas em família (o que achamos muito tosco), expressões de sentimentos, sofrimento, compaixão. Tudo isso mantém nossa condição de Seres Humanos.

E a web?

Na web vc pode ser quem você quiser! Próximo de você ou completamente oposto! As pessoas não são representadas de verdade. Páginas no orkut mostram o que queremos mostrar apenas! O máximo que acontece quando alguém está triste é colocar seu Buddy Poke chorando!

Acredito que vamos nos acostumar com isso, pois nada é totalmente inserido na sociedade de uma vez só, aí ficamos como sapos em caldeiras de água, que a temperatura vai subindo aos poucos, os sapos não percebem e morrem cozidos. Pode acontecer isso, ou...

...Quando a tecnologia chegar a seu ápice de quebra de limites, vamos “retroceder” e passar a buscar novamente o lado mais humano das pessoas, assim como a moda pega de volta tendências de duas décadas atrás, voltaríamos a preservar e admirar as emoções em geral.

Não sei...

Quem comentar, diga o que acha!!! ;)


Beijos, beijos!

4 comentários:

Bells disse...

Acho que como todos os outros meios de comunicação quando surgiram trouxeram alvoroso, com a net não iria ser diferente, as relações humanas se transformam e no entando nunca deixaram de existir. Assim como nossa geração vive um tempo onde um desejo de feliz aniversario por tel tem mto mais valor do que um por Orkut, as gerações passadas consideravam mto mais um contato pessoal do que um por telefone...
Quando percebemos já foi e logo estará td diferente do que está agora e ninguém vai perceber como passou...
O ser humano se adapta a td e com as tecnologias não será diferente, pois uma não substitui a outra apenas complementa!

Sophia... disse...

Eu tb acho que nada será assustador pq será gradativo, até coloquei no post que ficaremos como os sapos dentro de uma caldeira, mas acredito mesmo na possibilidade de dar merda no futuro, das coisas piorarem devido a essa perda de sentimentos que a tecnologia está trazendo! Sei lá! rs...

Daniela Garcia disse...

As vezes enxergo as coisas pela contra-mão: o que há instituido (em tudo) é reflexo das pessoas.
Cada vez mais o mundo torna-se bestial e futil. Basta sair e ver como é o jovem hoje (salvo excecoes)idiotizado!!!

Unknown disse...

"Na web vc pode ser quem você quiser! Próximo de você ou completamente oposto! As pessoas não são representadas de verdade. Páginas no orkut mostram o que queremos mostrar apenas! O máximo que acontece quando alguém está triste é colocar seu Buddy Poke chorando!"

Seu nome verdadeiro é Sophia ???
Quase certeza q não !!!
Até q tem boas ideias para uma "anônima".

Não se preocupe... Isso tudo acontece na vida real também, minha cara.
As vezes demora-se anos pra conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, mas acaba acontecendo, pois o ser humano nunca tem controle total de sua vida (a vida real).
Já num Orkut, é mais difícil reconhecer a falsidade... A menos q ela seja gritante.
É q na net, existe um ambiente bem mais controlado. Monte um personagem na net e ele será eterno, até aonde se quiser q seja eterno !!!

BlogBlogs.Com.Br